Da ONU à África: A trajetória internacional de Daiesse Jaala – Catraca Libre
Siga o EGOBrazil nas Rede Sociais

Noticias

Da ONU à África: A trajetória internacional de Daiesse Jaala

Publicado a

em

Com conhecimento técnico e sensibilidade social, a advogada tem sido reconhecida como uma liderança transformadora.

Daiesse Jaala leva a pauta da equidade e liderança feminina ao cenário internacional.

A advogada e auditora Daiesse Quênia Jaala Bomfim, chefe de Auditoria de Licitações e Contratos da Advocacia-Geral da União (AGU), foi uma das vozes brasileiras presentes nas Jornadas Técnico-Científicas do Tribunal de Contas de Angola, realizadas de 10 a 12 de abril de 2025, em Luanda. O evento, que celebrou os 24 anos da corte angolana, reuniu especialistas de países lusófonos para discutir diversas temáticas importantes para o controle externo.

Em sua participação no painel sobre Liderança Feminina e Equidade, Daiesse trouxe uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados pelas instituições públicas na promoção da justiça social. Em sua fala, destacou três pilares fundamentais para o fortalecimento institucional: a promoção da equidade, a redução das desigualdades e a ampliação da participação das mulheres nos espaços institucionais de decisão.

Recentemente, Daiesse Jaala esteve na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para palestrar no evento “Mulheres no Setor Público” durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69). O encontro reuniu lideranças para discutir os desafios e caminhos para que mais mulheres possam acessar, acender e permanecer em cargos de liderança no setor público

“Falar de equidade é enfrentar as desigualdades estruturais. Precisamos de instituições que representem a sociedade em sua diversidade e que tenham mulheres ocupando espaços de liderança e decisão”, afirmou a advogada. 

Daiesse Jaala

Nascida e criada na periferia de Salvador, filha de professores da rede pública, Daiesse enfrentou diversos desafios impostos pela desigualdade social. Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui pós-graduação e mestrado em Direito Público, além de um MBA em Diversidade e Inclusão pela Business Behaviour of Chicago. Em novembro de 2023, aos 34 anos, assumiu o cargo de Chefe da Divisão de Auditoria de Licitações e Contratos na Secretaria de Controle Interno da AGU, em Brasília. Antes disso, atuou por mais de sete anos como Auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, sendo cinco deles em posição de liderança. 

Além de suas funções institucionais, Daiesse é uma voz ativa na promoção da diversidade e inclusão. Preside a Comissão de Diversidade Racial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e integra o Comitê Gestor da Plataforma JurisRacial, uma iniciativa da AGU em parceria com o Ministério da Igualdade Racial. Também é integrante do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE) e do Instituto de Direito Administrativo Sancionador (IDASAN), além de ter participado do Grupo de Trabalho sobre Igualdade de Gênero do TCM-SP. 

Sua trajetória como escritora é igualmente notável. Indicada ao Prêmio Jabuti pela obra “Políticas Afirmativas de Inclusão e Equidade Racial” e vencedora do Prêmio Inovações Acadêmicas Transformadoras, Daiesse acumula diversas publicações, atuando como autora, coordenadora e coautora. Seu compromisso com a produção intelectual a levou a realizar, no Supremo Tribunal Federal, o lançamento de uma obra coletiva, fortalecendo sua influência no debate sobre inclusão e equidade no país. 

Daiesse Jaala

Sua participação nas Jornadas Técnico-Científicas do Tribunal de Contas de Angola foi amplamente elogiada por representantes de tribunais de contas africanos e brasileiros, além de autoridades angolanas, reafirmando o seu papel como uma liderança técnica de destaque na agenda de governança pública. 

A presença de Daiesse na África e na ONU reforça o intercâmbio entre Brasil e outros países e fortalece a construção de uma agenda internacional comprometida com o fortalecimento institucional por meio da justiça, da inclusão e da igualdade de oportunidades.

Para saber mais acesse sua redes sociais Instagram @daiessejaala ou Linkedin e fique por dentro das novidades.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Continue Lendo
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados - Parceiro de Conteúdo do EGOBrazil