Teatro e Cinema
Ainda Estou Aqui é indicado ao BAFTA na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Vencedor de dois BAFTAS, Walter Salles conquista décima indicação de sua carreira dentro da maior premiação do cinema britânico
“Ainda Estou Aqui” é oficialmente um dos concorrentes ao prêmio BAFTA na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. A Academia Britânica de Cinema e Televisão divulgou nesta quarta-feira, 15, a lista de indicados, contemplando o longa de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello, e com participação especial de Fernanda Montenegro e grande elenco. O filme compete na principal premiação do cinema britânico com outros quatro títulos, e o resultado será revelado na cerimônia de premiação, no dia 16 de fevereiro.
Esta é a décima indicação de Walter Salles ao BAFTA. Em 1999, “Central do Brasil” foi eleito o Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e em 2002, “Abril Despedaçado” foi indicado na mesma categoria. “Diários de Motocicleta”, que em 2004 ganhou sete nomeações, e recebeu os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Trilha Sonora para Gustavo Santaolalla.
“Essa é uma indicação que faço questão de compartilhar com Alfonso Cuarón, que abraçou ‘Ainda Estou Aqui’ e conduziu um debate fundamental que tivemos numa sessão em Londres. Estava apreensivo em relação à indicação no BAFTA. ‘Diários de Motocicleta’ e ‘Central do Brasil’ foram indicados porque ambos os filmes ficaram meses em cartaz na Inglaterra antes da votação. Ao contrário, ‘Ainda Estou Aqui’ é um dos poucos filmes concorrentes que ainda não está disponível nas salas de cinema na Inglaterra, e só estreia lá em fevereiro. Os votantes do BAFTA, mais de 900 pessoas, só podem acessar o filme por um aplicativo. Fazer com que as pessoas vejam o filme nessas condições é um desafio. E numa pequena tela, o impacto é sempre menor. Esse é o mesmo desafio que teremos no Oscar, aliás”, analisa Walter Salles.
A ponderação é compartilhada pelo produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, que afirmou ainda que “os críticos ingleses viram o filme no London Film Festival, e graças a isso, ele também foi selecionado para o prêmio London Critics Circle Film Awards para Melhor Filme em Língua Não Inglesa”.
“Ainda Estou Aqui” tem lançamento nos cinemas britânicos marcado para o dia 21 de fevereiro, e inicia neste fim de semana sua carreira internacional em vários países. Na França, onde é distribuído pela StudioCanal, o longa chega hoje, dia 15, a 180 salas, com ampla aprovação da crítica local. Amanhã, dia 16 é a vez da estreia nos cinemas de Portugal, com 55 cópias. Nos Estados Unidos, o filme chega no dia 17 aos cinemas de Nova York e Los Angeles, em lançamento reduzido com expansão prevista para o dia 23 em San Francisco, Chicago e Washington DC; no dia 30 estreia em Boston, Philadelphia, Dallas, Austin, Minneapolis, Denver, Seattle, chegando a 500 salas no dia 7 de fevereiro. O filme está pré-indicado na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar e o anúncio dos finalistas será feito no dia 23 de janeiro.
No circuito brasileiro, o desempenho nas bilheterias segue forte. Após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o filme passou a ocupar 450 salas e teve um aumento de mais de 200% no público registrado durante o fim de semana. “Ainda Estou Aqui” já soma um público de 3,4 milhões de espectadores em 10 semanas de exibição.
No domingo, “Ainda Estou Aqui” recebeu o Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme Internacional no 36º Festival Internacional de Cinema de Palm Springs e na premiação da Associação de Críticos de Porto Rico, que também concedeu a Fernanda Torres o segundo lugar na categoria de Melhor Atriz.
A lista de prêmios já conquistados pelo filme inclui Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza, onde teve seu lançamento mundial, e quatro prêmios de Melhor Filme do Júri Popular: na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e no Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem. A atriz Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television, e ficou em segundo lugar, ao lado de Demi Moore, no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles. A produção venceu ainda o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024 e recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longa metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos.
O longa foi eleito o melhor filme de 2024 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024 e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024. “Ainda Estou Aqui” também foi indicado a Melhor Filme pela Internacional Utah Film Critics Association, e Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards. E recebeu as indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Filme de Drama, para Fernanda Torres, no Satellite Awards, premiação concedida pela Academia Internacional de Imprensa.
Fotos: Alile Dara Onawale
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Entretenimento5 dias atrás
Naldo Benny vai homenagear Arlindo Cruz durante gravação de novo projeto de pagode
-
Televisão & Novela6 dias atrás
Raphael Montes estreia como autor de novelas em Beleza Fatal
-
Musica e Youtube5 dias atrás
“Gosta de Rua”, de Felipe & Rodrigo, foi a música mais ouvida no Brasil em 2024 com números expressivos
-
Entretenimento6 dias atrás
Maiara celebra conquistas físicas e ironiza críticas: “Agora não vou passar a receita”
-
Entretenimento6 dias atrás
Vencedor de três Grammys, Jon Secada é presença confirmada no Energia On Board
-
Entretenimento5 dias atrás
Vitória Strada revela acordo com Daniel Rocha sobre selinhos no BBB 25
-
Televisão & Novela6 dias atrás
Ana Castela retorna como atriz em “A Caverna Encantada”
-
Entretenimento5 dias atrás
Em coleção inédita, Adidas e Jão lançam camisa inspirada na música ‘Meninos e Meninas’